terça-feira, 8 de março de 2011

"The 15000 Hz Tone", dos Beatles para os Cães

    O álbum Sgt Pepper's, dos Beatles, tem inúmeras inovações em termos de gravação. Um disco cheio de experimentações de estúdio, bem modernas para a época.
    
    A versão britânica do LP tem uma pequena faixa, de 8 segundos, dedicada a todos os cães ingleses. É a "The 15.000 Hz Tone". A idéia foi fazer uma faixa que só os cães conseguiriam ouvir. Paul tinha uma sheepdog chamada Martha, mas parece que a idéia foi de John.


    No vídeo abaixo, ouvimos o final da "A Day In The Life", seguida de um momento de silêncio, onde está a faixa canina. Na seqüência, vem a "Inner Groove", que é um loop gravado no pedaço em que a agulha já está quase saindo do disco. Essa última gerou uma série de teorias sobre uma possível mensagem subliminar. Segundo os Beatles, é tudo "bullshit".




    A Cássia postou em seu blog algo a respeito dos sons que só os cães ouvem ( aqui ), e eu estou fazendo uns testes aqui com o Cookie...rs.

6 comentários:

  1. Oi, Daniel! Muito legal! Nunca tinha ouvido falar da "The 15.000 Hz Tone"... E é muito legal você estar testando a incrível capacidade auditiva dos cães com o Cookie! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu fiz um som entre 15kHz e 20kHz e o Cookie entrou aqui como se estivesse procurando um mosquito....rsrsrs.
    Agora, não sei se ele tava realmente ouvindo o som, ou se eu não estava vendo o mosquito...kkkk

    ResponderExcluir
  3. Huhaa já tentei colocar alguns sons assim..mas é complicado saber o que o dog realmente escuta! Sempre quis um apito canino!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, depois, se der certo, eu vou tentar fazer um vídeo.

    Mas, achei interessante fazer o som de alta freqüência aqui. Você visualiza que o som está saindo, e com volume alto, mas nada se escuta...rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Da pra testar também arranhando o garfo no prato, dá algo em torno de 100TeraHertz, hahaha. Ninguém aguenta.

    ResponderExcluir
  6. Não dá, não. Eu tenho um aflição animal quando alguém faz isso...rsrs.

    Manja aquela cena do filme Tubarão, que o fdp arranha as unhas no quadro negro. Pra mim é a cena mais forte do filme...kkkk.

    ResponderExcluir