terça-feira, 4 de maio de 2010

DIETA URGENTE !!!





















Não sei ao certo se existe uma estatística sobre isso, mas acredito que deve haver um índice alto de obesidade canina, em cães de donos idosos.

Claro que isso não é uma regra, mas eu vejo muitos cães de donos idosos parados na garagem de casa, o dia todo, sem nenhum brinquedo ou outro cachorro para brincar.
E esse é o caso do Max, o husky dos meus pais. Pois é, ele tem só 3 anos e já está bem acima do que seria o peso ideal. O cachorro é muito forte, grande e agitado para os meus pais, que não têm aquela disposição para brincar com ele e nem para dar longos passeios.

Nas últimas semanas, resolvi dar um trato no Max. Estou passeando com o cão pelo menos 3 vezes por semana, dei alguns briquedos para ele se distrair quando está sozinho e estou tentando adestrá-lo. Mas, o desafio maior é fazer o bicho perder peso, enquanto ele ainda é jovem.
O ponto mais difícil é fazer minha mãe entender que o cão precisa diminuir a quantidade de ração diária. Acho que esse é um ponto delicado e acredito que muitos donos de cães obesos têm dificuldade de entender que o cão não precisa ter a tijela cheia o tempo todo, para comer à vontade. 
Os cães precisam de atividade física para manter um corpo saudável e evitar doenças. As principais são: dificuldades de locomoção; doenças cardio-vasculares; dificuldades respiratórias e diabetes.
A foto acima é do “antes”. Vamos ver se consigo deixar o cão em forma !



7 comentários:

  1. Daniel, parabéns pela sua iniciativa, com certeza está ajudando o Max. Será que se ele aprender a fazer um passeio legal, sem puxar a guia, seus pais não se empolgam e acabam fazendo exercício junto com ele?

    Quanto a convencê-los da quantidade de comida, acho importante convencê-los do sobrepeso, só assim aceitarão a hipótese de que o cão come muito.

    Tente talvez brincadeiras como buscar a bolinha, correr atrás do laser para que seus pais possam brincar com ele sentados.

    Veja neste site, tem uma tabela da Purina que através de diversos anos de pesquisa determinou o "score corporal ideal", veja que para o parâmetro da maioria das pessoas, o ideal parece bem magrinho:

    http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.pet-health-care-gazette.com/cat%2520body%2520condition%2520chart.jpg&imgrefurl=http://www.pet-health-care-gazette.com/pet-obesity-overweight-dogs-and-cats/cat-body-condition-score/&usg=__4IqBT2pdHkNbQxYb6vNytUYax2o=&h=800&w=618&sz=100&hl=pt-BR&start=17&sig2=Jz_NNAd87kH2bZVZ03GoLg&um=1&itbs=1&tbnid=xiFuHNwBD6d6mM:&tbnh=143&tbnw=110&prev=/images%3Fq%3DUnderweight%2Bpurina%2Bdog%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26ndsp%3D21%26tbs%3Disch:1&ei=d7jgS668OI6wtgP7tLnIBA

    Desculpe o link gigante!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Legal, Patricia ! É isso mesmo que eu tenho que fazer !

    Bem bacana esse Score Corporal, hein ! O Max certamente está entre os níveis 7 e 8. Se não cuidar, chega no 9 fácil.

    O link ficou legal pra caramba...rsrs.
    Conhece o Tiny Url ? http://tinyurl.com/

    Valeu !!!

    ResponderExcluir
  3. Daniel,
    olha só como o Coockie modificou sua vida e já está modificando a vida dos seus próximos....
    Nesse link tem algo sobre obesidade
    http://cachorroverde.com.br/site2009/?p=1017

    OTIMA reportagem, alilas

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Sei bem o que é isso pois o Tobby, meu Golden está com meus pais. Deve comer e dormir o dia todo. E isso porque cada vez que eu vou visitá-los, fico pedindo para diminuir a ração, dar fruta, jogar bolinha. Mas não é fácil não.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Tula ! Vou ler com calma, depois.

    Pois é, Vivian. É mesmo uma luta. Eu brigo toda vez que eu vou lá. E sempre que eu chego e vejo a ração na tijela, eu tiro...rs. Os velhos são muuuuuito teimosos.
    Se eu não cuidar do Max, ele vira um hipopótamo facilmente.

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniel, uma dica pra ter um resultado um pouquinho mais rapido é usar a ração Royal Canin RD. É mais cara...ok..é uma paulada!! Mas o dog perde 20% do peso no primeiro mes ou nos 2 primeiros meses(meu amigo alemão me impede de lembrar o certo hehehe). Pode ser uma solução no caso de seus pais continuarem achando q o pote deve estar sempre cheio.
    Outra coisa legal é mostrar pra eles como ensinar algum truque e exigir isso do MAX antes de comer. Ou seja, pra ele ter ração, tem q sentar, ou dar a pata e por aí vai. É o sistema do "nada na vida é de graça". Talvez seus pais se empolguem em vê-lo fazer os truques e dêem uma melhorada no lance da comida. Mas claro! tudo isso com os passeios e as brincadeiras q a Patatula e os demais sugeriram! Dieta e atividade física! ;o)

    ResponderExcluir
  7. Legal, Val ! Valeu a dica, mas ele já está comendo uma ração diet... Como minha mãe já tinha comprado, vou esperar acabar para ver qual a próxima que eu vou sugerir.
    Acho que se ele mantiver a ração normal, diminuindo bem a quantidade, e mantendo a atividade física, vai dar certo...

    Quanto aos truques, tenho feito isso sim, e, por incrível que pareça, ele já está fazendo vários. Husky é meio cabeça dura...rsrs

    ResponderExcluir