quinta-feira, 21 de julho de 2011

Rest in Peace - Extreme

    Não que isso seja a coisa mais importante na música, talvez no rock, mas os solos de guitarra estão cada vez mais escassos. Se aparecem são muito breves e nem sempre são os melhores, daqueles que ficam na cabeça.
    Nos anos 70, a galera curtia grandes solos de guitarra. Solos kilométricos do Clapton, do Hendrix, Jimmy Page, Santana, etc... Nos 80, a coisa diminuiu bem, muita coisa eletrônica. Nos 90, ainda apareceram caras como o Slash, que gravou belos solos e que a gente lembra até hoje. 
    Esse som é de 1992, da banda Extreme. Nem curto tanto assim a banda, mas esse som é bem bacana e o solo do Nuno Bettencourt é sensacional. Bela melodia e referência a Jimi Hendrix, Voodoo Child.

6 comentários:

  1. Boa pra caramba. Também é a única do Extreme que escuto. More than words jamais, hehehe. Agora não tem solo ou os solos são ruins porque as rádios não tocam mais músicas como essa com mais de 5 minutos. Entre o início do solo e o riff em que ele cita Hendrix deve ter mais de minuto de música.

    A culpa não é das bandas. Na minha opinião é de quem oferece essa música. Pra tocar mais música tem que ter menos música. Assim bons guitarristas são reféns de produtores que criaram nos anos 90 uma geração de gente que não sabe direito escutar música.

    Agora me diga qual foi a banda que no início dos anos 90 marcou a sua geração?

    É um treco complicado. kk

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, falou tudo... Quantas vezes você ouviu o solo final da Sweet Child O'mine inteiro, no rádio. Os caras tinham a manha de editar o solo e cortá-lo pela metade... pulava pra parte final.

    Agora, que banda do início dos anos 90 marcou minha geração....difícil.
    Red Hot, Guns, U2...são bandas dos 80...Aerosmith, dos 70...Living Colour...80.... xiii...complicado...
    Foo Fighters e Rage Agaist The Machine são duas que eu curto, mas não sei se marcaram essa geração...

    ResponderExcluir
  3. Não foi uma pergunta pessoal. Foi uma pergunta pra constatar que a grande banda da década, o Nirvana, não tinha solos legais, talvez nem tivesse guitarrista. hehe

    ResponderExcluir
  4. Pois é...vc viu que eu nem citei o Nirvana...rsrsrs. Acho o Foo Fighters bem mais bacana.
    Essa leva de bandas, Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, são boas, mas são toscas em termos solísticos, guitarrísticos. Será que marcaram tanto a geração 90....acho que nessa época as bandas dos 80 e 70 faziam mais a cabeça da galera, não?! Posso estar enganado.

    ResponderExcluir
  5. O que marcou a geração 80/90 foram os 60/70. Essa geração agora 00/10 é marcada por essas bandas com duas guitarras base. O problema é o futuro. Imagina em 2020/30 o que vai ser?

    Sinixtro.

    ResponderExcluir
  6. Verdade...
    Se bem que eu tenho visto uma mulecada curtindo muito Beatles.
    Fui em um festival de um colégio da filha de um amigo, e 90% das bandas tocaram pelo menos uma dos Beatles.
    Acho que pode existir uma luz lá no fiml, mas bem no fim mesmo, do túnel...rsrs.

    ResponderExcluir