domingo, 12 de dezembro de 2010

BC preso no parque não dá!!!

Um grande problema que ainda é muito comum, infelizmente, é o de pessoas que compram (ou ganham) um cachorro, não se adaptam, não agüentam, e simplesmente desistem do cão, tendo que doá-lo. Doar o cão, não é pior do que abandonar, e tem gente que abandona mesmo, tipo, joga o cachorro fora.
Agora, muita gente compra ou adota o cão errado, e só percebe depois. Esses dias, no Ibira, eu vi uma cena que me deixou bastante incomodado. Um Border Collie na guia, com duas senhoras idosas, sentadas num banco. O cachorro estava vendo os outros soltos, brincando, e ele preso, aguentando o papo chato das comadres. Sacanagem, não?! Mesma coisa que ver um idoso dirigindo uma Ferrari a 5km/h.
Assunto complexo!

8 comentários:

  1. Pior que no Brasil poucas pessoas pensam nas caracteríticas da raça, "acham bonitinho" e levam pra casa, geralmente em pet shops aleatórios.

    Eu conheço uma pessoa que tem um BC que vive preso em casa, na corrente, pois vivia fugindo por micro-cerca da casa! Por quê não arrumar uma cerca maior então? Ridículo...

    ResponderExcluir
  2. Cookie:

    Falou pouco mas falou tudo amigo... ah e eu não tô doando minha mãe não... era só para que as pesssoas tentassem pensar na traição que isso é... mesmo com quem sabe se cuidar... ninguém gosta de ser abandonado!!! Copia a foto lá do blog e coloca aqui... vamos fazer uma divulgação em massa, quem sabe a gente salva alguns amiguinhos desse fim triste!!
    Até mais!!!
    Scully

    ResponderExcluir
  3. Daniel, discordo totalmente quando diz que doar não é pior do que abandonar.
    Se houver critério na doação, estará dando a oportunidade do cão ter um dono e moradia melhor, além de uma vida mais feliz.
    Tenho três cães em casa e seriam quatro não fosse a situação insustentável das constantes brigas entre as duas mais velhas. Depois de conversar com muitos adestradores e ouvir quais seriam as "técnicas" possíveis para evitar esses comportamentos, eu e minha esposa chegamos a conclusão de que o melhor para a Nina, seria um novo lar. Hoje ela é muito feliz vivendo na casa de meu sogro, além de ter alegrado a casa deles.

    ResponderExcluir
  4. Lendo novamente, acho que interpretei errado sua frase. Você quis dizer que doar é muito melhor que abandonar, não é isso?
    Desculpe se entendi errado.

    ResponderExcluir
  5. Claro, Miguel. Que susto...rsrsrsrs.

    Certamente, acho mil vezes melhor para o cão, ser doado, do que ter que ficar em um ambiente inadequado ou ser abandonado.
    O duro é quando não se consegue doar o cão. Tem gente que tem coragem de largar na rua. É uma realidade!

    O grande lance mesmo é o critério para a adoção.

    Meus pais, por exemplo, são idosos e têm um husky mega agitado. É o cão no lugar errado, com as pessoas erradas. E digo mais, no país errado...rsrs. Husky não é cão para viver em clima tropical...eu acho...

    ResponderExcluir
  6. Marcela, prender um border ou um labrador, na minha visão, é uma maldade. Eu considero isso como maus tratos a animais!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Daniel! Grande parte dos problemas de comportamento que tenho visto nos cães é causado justamente pela falta de consciência das pessoas sobre como lidar com o temperamento e perfil de seua cães! Atender as necessidades básicas de cada um vai muito além de dar comida e local para dormir...

    ResponderExcluir