domingo, 25 de abril de 2010

Castração Tranqüila



        Esse vídeo foi gravado poucas horas após a cirurgia do Cookie. Ele estava meio devagar e devia ainda estar sentindo alguns efeitos da anestesia. Mas, ele ficou muito bem ! Difícil foi ter que controlar o bicho pra não ficar pulando e correndo, nos dias seguintes.

     Acredito que muita gente ainda tenha um pouco de receio, medo ou até algum tabu em relação a castração.
     Mas, se feita precocemente, é uma cirurgia de risco extremamente baixo, segura, e tem várias vantagens como: prevenção de doenças como câncer de mama, útero, nas fêmeas, e de testículos nos machos; melhor controle quanto ao risco de brigas; acaba com a perda sangüínea das fêmeas, na época do cio; também, no caso das fêmeas, diminui a procura dos machos, no cio; entre outras.

     Só para citar um exemplo, a cadelinha da minha mãe, teve um câncer uterino aos 12 anos. Teve que fazer a cirurgia numa condição pior, porque estava com quadro de hemorragia uterina, além de já ser idosa. A recuperação foi mais difícil, demorada, mas deu tudo certo. Ela hoje tem 15 anos e está bem.
Se tivesse sido castrada quando jovem, nada disso teria acontecido.

     A cirurgia consiste na retirada do útero, trompas e ovários nas fêmeas, e retirada dos testículos, nos machos. O preço varia bastante dependendo do local. Mesmo assim, é possível fazer a cirurgia de graça pelo Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo. Como fazer para agendar : esterilização gratuita .

7 comentários:

  1. Ehhhhhhhhhhhh
    Vou castrar o Bial daqui um ano e meio, dois.....

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É, o Cookie foi castrado com 1 ano e 2 meses.
    Inibiu total o lance de ficar montando em outros cães, coisa que ele já tava começando a fazer.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí galera, bem legal esta postagem. É bom partilharmos experiências.
    No caso da castração em machos, se é para minimizar a demarcação de território e a agressividade com machos, é melhor castrar antes de 1 ano. Quanto mais cedo melhor, antes da puberdade.

    Normalmente cães de pequeno e médio porte já entram na "puberdade" por volta dos 8 meses, cães maiores demoram um pouquinho mais.

    ResponderExcluir
  4. ô dó, agora que eu vi o vídeo. Ele tava morrendo de sono ainda!!!
    O mais bonitinho é ele dormindo do seu lado e quando vai bocejar sente a boquinha seca. Que fofo, até com sono ele é lindo!!

    ResponderExcluir
  5. É verdade ! A veterinária realmente orientou castrar ao redor dos 8 meses. Eu é que me enrolei e demorei um pouco mais.

    Ontem, filmei ele cheirando uma maria fedida, e ele fez essa mesma cara da boca seca...rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Daniel! Parabéns pela iniciativa, pela divulgação de informações tão importantes sobre castração! E o vídeo, tadinho: estava com uma cara de "o que está acontecendo comigo, gente?!?!?"

    ResponderExcluir
  7. rsrs...mas ele se recuperou bem e rápido demais. Isso aí foi logo depois da cirurgia. No dia seguinte, ele já tava querendo correr que nem um louco.

    ResponderExcluir