sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vacina Contra a Raiva Suspensa em todo o País!

Agora, tem mais essa, medo da vacina contra a raiva. Abaixo a matéria retirada no site G1. Está suspensa a vacina em todo o país.



















     Vacinação atingiu 5,8 milhões de animais onde mortes foram registradas.
     Testes em laboratórios indicaram ocorrência de efeitos graves em animais.
     O Ministério da Saúde determinou nesta quinta-feira (7) que seja suspensa em todo o país, de forma preventiva, a vacinação de cães e gatos contra a raiva. A análise parcial de exames laboratoriais feitos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes de animais após a vacinação.
     Segundo o Ministério da Saúde, entre os dias 12 de agosto e 6 de outubro, as secretarias estaduais de Saúde notificaram 1.401 ocorrências graves envolvendo animais que tomaram a vacina, com registro de 217 mortes de cães e gatos.
     Em nota divulgada nesta quinta, o ministério diz que entre os efeitos que não estavam previstos e que foram constatados após a vacinação estão "hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração".
     De acordo com o diretor de vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, apesar de os dados parciais não serem suficientes para afirmar a real causa das mortes, os óbitos estão associados à vacina, uma vez que os sintomas nos animais tiveram início em até 72 horas após a aplicação.
     “Até então, tínhamos relatos de mortes e casos graves nos estados, mas sem evidências de estudos controlados em laboratório. Agora que temos essas informações, mesmo que preliminares, decidimos suspender a vacinação preventivamente, até que os estudos sejam concluídos”, disse Hage.
     Segundo o Ministério da Saúde, a vacina que está sendo analisada é a Rai-Pet, produzida pelo laboratório Biovet. Para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos de 2010, o Ministério da Saúde comprou 30,9 milhões de doses da vacina, por R$ 23,4 milhões.

     Do total de doses, já foram distribuídas 22,6 milhões aos estados. O ministério da Saúde ainda tem 7,3 milhões de doses da vacina em estoque. Desde julho, a vacinação já foi iniciada em 22 estados e no Distrito Federal. Foram vacinados 7,9 milhões de animais. A meta é vacinar 28,5 milhões de cães e gatos.

Mortes registradas

     Os casos de mortes de animais após a vacinação ocorreram no Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Nesses 11 estados e no DF foram imunizados, até 6 de outubro, 5,8 milhões de cães e gatos.

7 comentários:

  1. E eu pergunto se não é normal isso (?), foram aplicadas quase 8 milhões, e só 1400 morreram. É 0,02%.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho essa duvida... Será que não seriam cães com alguma deficiência ou debilitados?...
    Os amigos veterinários podem nos ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, Fabi, foram 1400 ocorrências graves, só 217 mortes! Realmente, não sei se é estatisticamente significante... mas, que dá medo, dá.

    ResponderExcluir
  4. Olha...

    Lá em Paty do Alferes (RJ), aonde tenho sítio, meus cães SEMPRE foram vacinados pela campanha. E, graças a Deus, NUNCA tiveram problemas e nem reação!!

    Entretanto, esse ano, confesso que gelei. Se é normal ou não e deu um surto de fofocagem por aí a fim de boicotarem alguma coisa da vacinação, eu não sei. Mas eu não 'tava com nem um pingo de vontade de pagar pra ver.

    Aí tomei minhas providências e os cães e gatos meus e dos caseiros tomaram a vacina importada.

    Saiu caro? Saiu. Mas eu não boto preço na saúde dos meus nove cães.

    ResponderExcluir
  5. Então cara é uma porcentagem ridícula perto do número de animais vacinados. Que dá medo dá, mas qualquer vacina pode dar problema em qualquer cachorro ou gato.

    ResponderExcluir
  6. Estatisticamente significante não é...o problema é que a maior parte das pessoas não comunicou, eu sinceramente não confio nesses dados. Só aqui na cidade morreram muitos animais e muitos mais ficaram realmente ruins..se aqui que é pequeno teve tudo isso, imagino no resto do país.

    ResponderExcluir
  7. ainda sim, seria melhor dar do que não dar, imagine agora quantos morrerão sem a vacina...

    ResponderExcluir